Pesquisar este blog

domingo, 22 de junho de 2008

Um pouco de Historia.



O VHS é a sigla para Vídeo Home System (Sistema de Vídeo Caseiro). Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC que foi lançado em 1976, ele era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização. A facilidade de operação e a uma razoável qualidade fizeram com que o sistema se difundisse, com o tempo foram introduzidos gravadores portáteis alimentados por baterias que acoplados a câmeras permitiam gravações caseiras em vídeo.

A fita VHS é uma fita magnética de 1/2 polegada de largura acondicionada em uma caixa plástica que contem o mecanismo de tração além de protegê-la. Por estar na caixa plástica ela foi chamado genericamente de videocassete.

O VHS é um dos inúmeros formatos de vídeo existentes a caixa tem 18,7cm. X10cm.X2,5cm, permite uma gravação com aproximadamente 280 linhas de definição e pode registrar até 6 horas de material em velocidade estendida (baixa velocidade de gravação e reprodução).

No Brasil, o sistema foi introduzido na década de 1980 e difundiu-se rapidamente ganhando o mercado contra o Betamax, o primeiro formato de videocassete. Com o tempo o formato foi desenvolvido gerando subprodutos como o VHS-C (VHS Compacto), que tinha as mesmas características técnicas, mas com uma caixa menor (consequentemente com menor duração) que permitiu a sua colocação em câmeras de pequeno porte aumentando a portabilidade dos equipamentos e maior difusão. Este cassete VHS-C para ser reproduzido em um reprodutor VHS convencional era encaixado em um adaptador, na verdade uma caixa VHS padrão sem fita, mas com um mecanismo que tracionava a fita menor. Para uma melhor qualidade de gravação e reprodução introduziu-se no mercado o Super-VHS ou S-VHS um formato que utilizava o mesmo tamanho de fita, mas com um processo mais sofisticado de gravação e reprodução (maior freqüência de sinal, filtros de ruídos, melhor processamento).

Com o desenvolvimento de outros formatos de captação de imagem no padrão digital (MiniDV) e com a difusão do DVD para reprodução, o VHS perdeu mercado e já é considerado quase um formato fora de linha.



Origem Texto. Wiki

2 comentários:

Anônimo disse...

Todas essas informações,foram suficientes para que eu pudesse concretizar meu trabalho de história...

Anônimo disse...

Todas essas informações,foram suficientes para que eu pudesse concretizar meu trabalho de história...